Profissional do Futuro

Estudamos intensamente para arrumar um emprego melhor. Buscamos um emprego melhor para possuir mais coisas. Possuímos mais coisas para ter mais segurança. No final, lutamos para manter a segurança tentando não alterar a realidade alcançada. Assim, muitos vivem em constante frustração, pois o ritmo dos acontecimentos é muito intenso.
A chegada do século XXI vem marcada com algumas características: o mundo globalizado e a emergência de uma nova sociedade que se convencionou chamar de sociedade do conhecimento. Tal cenário traz inúmeras transformações em todos os setores da vida humana. O progresso tecnológico é evidente, e a importância dada à informação é incontestável. O progresso tecnológico atua, principalmente, como facilitador no processo comunicacional. Agora é possível processar, armazenar, recuperar e comunicar informação em qualquer formato, sem interferência de fatores como distância, tempo ou volume.
O mundo globalizado da sociedade do conhecimento trouxe mudanças significativas ao mundo do trabalho. O conceito de emprego está sendo substituído pelo de trabalho. A atividade produtiva passa a depender de conhecimentos, e o trabalhador deverá ser um sujeito criativo, crítico e pensante, preparado para agir e se adaptar rapidamente às mudanças dessa nova sociedade.
O diploma passa a não significar necessariamente uma garantia de emprego. A empregabilidade está relacionada à qualificação pessoal; as competências técnicas deverão estar associadas à capacidade de decisão, de adaptação a novas situações, de comunicação oral e escrita, de trabalho em equipe. O profissional será valorizado na medida da sua habilidade para estabelecer relações e de assumir liderança.
As empresas estão procurando profissionais com iniciativa, que sejam jovens, empreendedores e autônomos. Contudo, na prática, elas têm se mostrado despreparadas para receber esses profissionais.
È pensando nisso, que mostraremos através desse trabalho, como devem ser esses profissionais, o que as empresas esperam deles e como se preparar para o futuro que está cada vez mais presente no mundo corporativo. Tendo como objetivo convidá-los a uma reflexão de como podemos conseguir entrar nesse concorrido mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente não só de qualificação, mas também que nos coloca em um novo contexto de conectividade, velocidade e cooperação.

Esse tema se justifica pela procura das empresas por esses profissionais e quais as características que os profissionais existentes devem possuir. A relevância desse assunto é a falta desses profissionais no mercado de trabalho. A metodologia empregada foi á pesquisa bibliográfica, de campo e virtual, feita com empresários de diversas empresas que buscam o Profissional do Futuro e nos dão as principais características desse novo profissional. A magnitude e a velocidade das mudanças em todo o mundo têm trazido um impacto dramático sobre as pessoas e seus locais de trabalho nos últimos tempos. O ritmo das mudanças é muito rápido e o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização.
Uma das maiores mudanças é a transformação de uma economia baseada em indústrias para uma economia baseada em informações. Atualmente, a quantidade de conhecimento disponível é imensa, sendo necessário saber selecionar o que devemos aprender e onde investir nosso tempo para nosso crescimento intelectual e profissional.
Precisamos nos esforçar para melhorar nossa flexibilidade, velocidade e qualidade do trabalho realizado e ainda dar importância para o que permanece como uma das medidas mais importantes: a produtividade. Isto porque, as organizações sabem que os clientes não apenas exigem produtos e serviços rápidos e com qualidade impecável: eles também querem que os produtos e serviços não sejam caros.
Tudo mudou, está mudando e deverá mudar no futuro com uma rapidez cada vez maior. Por isso, nas organizações e até mesmo em nossa casa, existem mudanças na maneira como nos relacionamos na forma como buscamos uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz.
Todos os trabalhadores, independentemente de trabalharem nas linhas de produção ou nos escritórios, precisam se ver como um empresário, um vendedor especializado em serviços com uma marca especial, que seja conhecida por todos. Então, se você não conseguir se vender, não conseguirá atingir o sucesso.
A cada dia, mais profissionais precisam se preocupar em se conhecer para saber quais características possuem, poder fortalecer as qualidades e trabalhar os seus defeitos na área profissional. Isso porque, as organizações procuram profissionais que tenham integridade, entusiasmo, saúde, iniciativa, criatividade, responsabilidade, bom humor, competência, capacidade de planejar, que sejam organizados e ainda que consigam ter um bom relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho.Uma boa maneira de conseguir se diferenciar nesse novo contexto do
mercado de trabalho é usar ao máximo a sua criatividade. Pensar em uma nova maneira mais prática, mais barata, melhor ou mais rápida de fazer as suas atividades, para conseguir atingir os resultados esperados. Assim, o profissional que quiser crescer nas organizações, precisa ser criativo, a fim de achar novas soluções para os problemas do dia-a-dia. Tendo um novo mundo de informações disponíveis e conhecendo bem essas regras do jogo, você poderá se destacar e inovar. Concentre-se em observar essas pequenas diferenças entre os profissionais, lembrando-se sempre que o jogo pode mudar a qualquer hora. E apenas um bom profissional que entenda e conheça tudo que acontece ao seu redor, será capaz de se adaptar a essa mudanças que sempre acontecem.
Procure se lembrar que os líderes não gostam de dois tipos de colaboradores: os que não fazem o que lhes é ordenado e os que só fazem o que é pedido. Busque fazem sempre mais e melhor. A melhoria contínua deve ser o maior desafio do ser humano.