Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
IV EXPO UNINOVE RH 1º Sem-Manhã - Memorial Turma D
nation2.com  


Profissional
Melhor tipo de profissional ?
Habilidades Técnicas
Habilidades Humanas
Habilidades Conceituais
Ver Resultados

Rating: 3.4/5 (14 votos)




ONLINE
1





Qualidades de um profissional

Tudo mudou, muda e deverá mudar com uma rapidez cada vez maior.
Há organizações que em tempos difíceis demitem alguns de seus funcionários. Porém aqueles que se destacam são chamados de profissional-estrela. E o que diferenciam eles dos outros? Normalmente é o famoso CHA, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Esses são profissionais competentes naquilo que fazem.
Para ser competente é preciso, também, ter atitude; é preciso agir. As empresas esperam que seus profissionais ajam com disciplina, sigam as programações, observem as determinações das lideranças, não recusem tarefas e aceitem as normas e regras da organização.
As empresas também esperam que o colaborador seja responsável, que tenha envolvimento e comprometimento com o trabalho. Espera, também, que se empenhe em manter organizado e em bom estado os equipamentos, ferramentas, instrumentos e o próprio local de trabalho.
Outra habilidade fundamental é a capacidade de trabalhar em equipe e de ter um bom relacionamento interpessoal, é preciso saber interagir com os demais membros da equipe e saber ouvir posições contrárias. É necessário ter espírito de cooperação, ter desenvoltura no relacionamento com seus pares, lideranças e liderados, além de ter disposição de aceitar a diversidade que existe dentro da organização.
Outras habilidades necessárias no mundo globalizado são flexibilidade, participação, criatividade e iniciativa. O profissional precisa ter facilidade de usar novos métodos, procedimentos e ferramentas: reagir bem às mudanças adaptando-se rapidamente as novas rotinas do seu trabalho. Necessita também demonstrar interesse, entusiasmo e determinação na execução de suas atividades. Ser pró-ativo, contribuir com idéias e sugestões, e não levar somente problemas para seus líderes, de preferência que já tenha em mente uma idéia para a solução.
Também a atitude muito valorizada é a ética. E isso nada mais é do que agir direito, proceder bem sem prejudicar os outros. Ser ético é também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade em itens como: integridade, sigilo, discrição, respeito, cortesia, discernimento entre questões profissionais e pessoais. Profissionais éticos assumem seus erros, respeitam seus colegas e líderes.
As organizações querem que o profissional tenha um determinado nível de conhecimento sobre os procedimentos, às normas e os padrões internos da empresa, necessários para exercer suas atividades. As empresas, também, esperam que o funcionário se desenvolva, tomem para si a responsabilidade de manter-se atualizado. Que procure prover os meios de preencher as lacunas de competências técnico-funcionais solicitando, quando necessário , apoio institucional. Enfim, que tenha conhecimento.
A empresa também espera que o funcionário seja pontual e assíduo. Pontual no início das atividades e após os intervalos. Chegar no horário combinado para reuniões e treinamentos. Entregar as suas tarefas no tempo previsto, não resolver problemas particulares em momentos que a empresa necessita do seu trabalho. Saber que suas atividades são importantes e que se faltar com suas obrigações pode prejudicar seus colegas, sobrecarregando-os.
Enfim, além do CHA, as empresas esperam que o colaborador tenha produtividade, que mostre resultados assumindo compromissos com metas, que saiba administrar prazos e solicitações, apresente resultados satisfatórios, mesmo diante de demandas excessivas. Isso inclui ter capacidade de trabalhar sob pressão, para conseguir obter a produtividade necessária.
Não menos importante que todas essas habilidades e atitudes, o profissional do futuro ou profissional-estrela tem que trabalhar com qualidade. Fazer bem feito,realizar suas atividades de forma completa,precisa e criteriosa,atendendo aos padrões de qualidade esperados.
Podemos citar também a habilidade de liderar, a capacidade de concentrar-se, ser assertivo, ter empatia e agir com objetividade.
È o conjunto de todas essas qualidades que faz o profissional do futuro, um colaborador completo, que preenche todos os critérios e lacunas da empresa, o profissional-estrela que toda empresa almeja ter.

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net