Geração Y, o nascimento de uma nova geração

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceita tudo o que elas se propõem".
Jean Piaget
(psicólogo e educador)


Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990)
O nome foi dado a essa geração, porque na antiga União Soviética através do poder que ela exercia sobre os países comunistas, era definido o uso de uma letra como inicial de todas as pessoas nascidas em uma determinada época. E nesse período, o Y era a inicial que seria usada em todos os bebês.
A Geração Y é mais conectada com a história da humanidade e sabe utilizar toda a tecnologia para conseguir uma quantidade maior de relacionamentos, sejam eles duradouros ou não. Não existe mais a dificuldade do idioma, como barreira de comunicação para esses jovens, devido a uma ferramenta utilizada na internet que são os tradutores universais, que pela Google são gratuitos.
Uma pesquisa realizada pela empresa Cia. de Talentos- Empresa dos Sonhos 2009 foi constatada os motivos de como esses jovens escolhem uma empresa, que são:

• Crescimento de carreira:
>Reconhecimento.
>Melhores posições.
>Estabilidade financeira e emocional.
>Assumir desafios.

• Desenvolvimento profissional:
>Conhecimento.
>Experiência.
>Aprendizado de novas técnicas.
>Tornar-se mais capacitado.
>Assumir grandes responsabilidades.

• Ambiente de trabalho agradável:
>Não intimida.
>Proporciona bem-estar.
>Trabalho é quase um lazer.
>Constante criação.
>Respeito.
>Bom relacionamento com os colegas.

• Bons salários e benefícios:
>Maior responsabilidade, maior salário.
>Salário compatível com o cargo.
>Estabilidade financeira e segurança.
>Reconhecimento pelo que faz.

• Oferece cursos e treinamentos:
>Crescer junto com a empresa.
>Melhor ferramenta para o conhecimento.
>Aperfeiçoamento na área de trabalho.

O que eles esperam do gestor:
• Conhecer o negócio da empresa.
• Oferecer o feedback constante.
• Saber definir prioridades.
• Desenvolver os profissionais de sua equipe.
• Respeitar e estimular o talento individual.
• Ser objetivo e claro em suas diretrizes.

 

As profissões mais procuradas.


Entra ano, sai ano, Medicina, Direito, Engenharia e Administração continuam sendo os cursos mais con¬corridos nos principais vestibulares do país. Segundo estimativas do Instituto de Estudos e Pesquisas Edu¬cacionais esses cursos ainda atraem 80% dos estudantes no Brasil. Incrível, tendo em vista que o mercado de trabalho está cada vez mais difícil para essas áreas. A cada ano as faculdades continuam for¬mando muitos novos médicos, advogados, engenhei¬ros e administradores que não conseguem ser absor¬vidos pêlos principais empregadores de seus setores específicos. Muitos acabam em atividades diversas, ou acumulando empregos para ter uma renda razoável no final do mês.
O setor de informática é ainda relativamente pouco disputado, embora ofereça múltiplas possibilidades de atuação para pessoas de diferentes perfis, formações e interesses, além de boas perspectivas profissionais, com baixas taxas de desemprego e alta remuneração. Há também as profissões que nunca saem de moda por¬que são quase imprescindíveis. Não importa quais no¬vidades a tecnologia, a ciência e o próprio mercado venham a inventar, que médicos, professores, advoga¬dos e vendedores, por exemplo, sempre terão o seu lugar garantido.
De qualquer forma, levará vantagem na disputa por um emprego, em qualquer setor de atuação, quem esti¬ver mais preparado, tanto hoje como no futuro. Como vivemos a era do conhecimento, na qual as ideias são o principal ativo das empresas, as oportunidades de colo-cação para profissionais não-qualificados ou com baixa qualificação serão cada vez mais escassas. Educação e informação são a chave do sucesso nesse sentido. E, claro, uma boa dose de paixão, para que o trabalho seja mais uma fonte de realização na vida de cada um.